Medidas elétricas
- Principio de funcionamento
Sendo uma bobina percorrida por corrente elétrica, forma-se um campo magnético. Havendo dentro deste campo uma peça de ferro móvel esta se deslocará para a região de maior concentração de linhas de força. Havendo em cada instante a mesma polarização sobre ferro, qualquer que seja o sentido da corrente, pode este tipo de sistema de medição de corrente continua ou corrente alternada. A força de atração é proporcional ao quadrado da corrente circulante da bobina. Este sistema de medição pode ser adotado somente na medição de corrente e tensão.
- Simbologia
- Forma de aplicação
Instrumento de Bobina Móvel
- Principio de funcionamento As partes básicas do BMIP são mostradas nas figuras que mostramos a seguir.
Para que o BMIP possa fazer a leitura das grandezas elétricas, ocorrem vários efeitos que provocam a rotação da bobina, conforme relacionamos a seguir.
1 – Quando circula uma corrente elétrica pela bobina móvel imersa em um campo magnético, surge uma força magnética na bobina.
Como as linhas de força do campo magnético são sempre perpendiculares em relação à reta normal da bobina, a força permanece constante para qualquer posição da bobina, porque o seno de será sempre constante e igual a 1.
2 – A força atuando nas extremidades da espira cria um conjugado (momento elétrico) em relação ao eixo de rotação. Se considerarmos uma bobina deve-se multiplicar pelo número de espiras.
3 – Quando o momento elétrico atua sobre a bobina, este provoca o movimento de rotação e o deslocamento do ponteiro.
4 – Como fixado ao ponteiro existe uma mola, à medida que a bobina gira em torno do eixo surge um momento mecânico em sentido contrário ao momento elétrico.
5 – Quando o momento mecânico for igualado ao momento elétrico (em sentidos contrários), o ponteiro para indicando a leitura realizada.
- Simbologia - Forma de