medidas eletricas
INTRODUÇÃO
O objetivo deste relatório é apresentar os resultados e conclusões sobre a prática desenvolvida em laboratório com objetivo de:
Executar medições de tensão e correntes alternadas. Comparar as medidas obtidas pelo instrumento. bem como sua variação em comparação com os valores de tensões com relação aos mesmos valores calculados.
Materiais utilizados
Um multímetro digital;
Fios e cabos para interligação dos elementos do circuito;
Lâmpadas incandescentes de 100w e 150w;
Pranchetas com lâmpadas já instaladas para ensaios;
E rede para alimentação do circuito de 220v com proteção.
Desenvolvimento
Multímetro:
Um multímetro ou multiteste é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas.
O modelo com mostrador digital funciona convertendo a corrente elétrica em sinais digitais através de circuitos denominados conversores analogo-digitais. Esses circuitos comparam a corrente a medir com uma corrente interna gerada em incrementos fixos que vão sendo contados digitalmente até que se igualem, quando o resultado então é mostrado em números ou transferido para um computador pessoal. Várias escalas divisoras de tensão, corrente, resistência e outras são possíveis
Utilizado na bancada de trabalho (laboratório) ou em serviços de campo, incorpora diversos instrumentos de medidas elétricas num único aparelho como voltímetro, amperímetro e ohmímetro por padrão e capacímetro, frequencímetro, termômetro entre outros, como opcionais conforme o fabricante do instrumento disponibilizar.
Tem ampla utilização entre os técnicos em eletrônica e eletrotécnica, pois são os instrumentos mais usados na pesquisa de defeitos em aparelhos eletro-eletrônicos devido a sua simplicidade de uso e, normalmente, portabilidade. É natural de se pensar com relação a medições elétricas de sinais, que a adição de mais um elemento num sistema qualquer, para essa finalidade, possa vir alterar as condições originais do sistema