Medidas Eletricas
Campus Universitário do Araguaia
Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Curso: Engenharia de Alimentos
Disciplina: Eletricidade e Magnetismo
Docente: José Donizete
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Medidas Elétricas
Discentes:
Andressa Luz
Eulália Lopes
Leilyanne Carla
Micael José
Mariana Rodrigues
Natália Ferreira
Rejane Oliveira
Barra do Garças – MT
Fevereiro de 2014
INTRODUÇÃO
Quase todas as experiências sobre Eletricidade, envolvem medidas de resistência elétrica, tensão (diferença de potencial) e corrente elétrica. Esse relatório aborda a importância dos instrumentos de medidas e o manuseio dos mesmos. Os aparelhos de medidas elétricas são instrumentos que fornecem uma avaliação de grandeza elétrica, baseando-se nos efeitos físicos dessas grandezas. Podem ser classificados de várias formas, de acordo com o aspecto considerado. Pode ser ele: a grandeza a ser medida; a forma de apresentação dos resultados; à capacidade de armazenamento das leituras; o princípio físico utilizado para a medida; à finalidade de utilização e a portabilidade. Esses instrumentos podem ser analógicos ou digitais, sendo denominados instrumentos básicos e destinados à medida de grandezas elétricas básicas. Iremos trabalhar com três instrumentos de medidas:
Amperímetro: instrumento construído com a finalidade de medir correntes elétricas, cuja qual deve ser ligado em série com o ramo do circuito em que queremos conhecer a corrente.
Voltímetro: instrumento construído com a finalidade de medir tensões elétricas.
Ohmímetro: instrumento que serve para a medição de resistências elétricas. Pode ser construído a partir de um galvanômetro, somente deve-se, neste caso, utilizar uma fonte de tensão interna (bateria) de força-eletromotriz adequada.
O aparelho que congrega todos esses instrumentos é chamado MULTÍMETRO. É um instrumento que serve para medir tensões, correntes e resistências elétricas através de uma