Cabeamento estruturado de redesd
2424 palavras
10 páginas
CABEAMENTO ESTRUTURADOResumo
O cabeamento é uma parte vital do projeto de uma edificação, podendo facilitar ou onerar o uso desta de maneiras diversas. Um quarto transformado em escritório, uma sala de estar transformada em sala de home-theater, ou ainda um apartamento convertido para um escritório são exemplos. O cabeamento estruturado permite um investimento único e a garantia de suporte a diversos arranjos e tecnologias, por vários anos, como alternativa ao cabeamento dedicado.
Introdução
Edifícios, casas e prédios são construídos tendo em mente várias décadas de uso, senão séculos, como demonstram igrejas, pontes e palácios na Europa. O projeto arquitetônico pode ficar desatualizado e o uso da edificação pode mudar com o tempo (escolas transformadas em bibliotecas, casas transformadas em escritórios), mas a edificação em si deve resistir à passagem dos anos sem que precise ser reconstruída continuamente.
A estrutura elétrica, entretanto, nem sempre vislumbra estas várias décadas de uso, especialmente a de comunicação. Isto quando a edificação não é antiga a ponto de possuir apenas uma estrutura elétrica mínima, com basicamente pontos de iluminação. Mesmo que o material usado na estrutura da instalação elétrica preveja vários anos de vida útil, o projeto da instalação em si raramente prevê modificação de uso da edificação, adição de maior número de equipamentos elétricos, ou mesmo adição de equipamentos elétricos que ainda nem existem. O que se vê, então, comumente, são dificuldades em instalar novas linhas de telefone em uma residência ou escritório, ou um aparelho de televisão em um recinto onde não havia, um aparelho de fax, um ponto de conexão à Internet. Freqüentemente essas operações necessitam de uma reforma para ampliação do cabeamento, passando por quebra de paredes e pisos, pintura e troca de cabeamento já existente, gerando custo e transtorno.
Por outro lado, vários sistemas de comunicação diferentes exigem vários sistemas de cabeamento