medidas de volume
Medidas de volume
RESUMO
As medidas de volume foram feitas com amostras no estado físico (líquido), os experimentos realizados atuaram na compreensão das técnicas utilizadas no laboratório acerca dos instrumentos e procedimentos para obter as medidas graduadas e volumétricas.
1- INTRODUÇÃO
Nos trabalhos de laboratório, as medidas de volume aproximadas são efetuadas rotineiramente em provetas graduadas e de um modo mais grosseiro, em béqueres em escala. As medidas volumétricas de precisão são realizadas utilizando aparelhos volumétricos precisos (balão volumétrico, pipetas volumétricas e graduadas, buretas). A prática de análise volumétrica requer a medida de volumes líquidos com elevada precisão.
2- OBJETIVO
O objetivo deste experimento foi compreender como utilizar corretamente os instrumentos de laboratório.
3- PARTE EXPERIMENTAL
3.1- Materiais utilizados
Proveta de vidro;
Água;
Balão volumétrico;
Bureta (capacidade: 50 ml);
Copo Erlemeier (capacidade: 250 ml);
Béquer (capacidade: 100 ml);
Pipeta (capacidade: 20 ml);
Pera de borracha.
3.2- Procedimento experimental
Foram medidos 10 ml em cada recipiente, para perceber as diferentes formas de descrição das medidas, que varia de recipiente para recipiente. Foram aferidos 10 ml na proveta de vidro e logo após transferido a mesma quantia para o béquer, no qual fechou a mesma medida. Em seguida, foi colocada a quantia de 100 ml no copo erlemeier e passado para o balão volumétrico, que se encheu totalmente, ultrapassando o volume máximo do balão.
4- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Qualquer um dos instrumentos utilizados tem informações importantes, tais como: volume máximo, graduação da escala, tolerância (limite máximo do erro), traço de referência. Também pode ter erros devido a: ação da tensão superficial, dilatação e contração, provocadas pela variação de temperatura, calibração imperfeita do aparelho, e erros de paralaxe, ou seja, a