Medidas de volume e transferência de reagentes
• Introdução:
A água (H2O) é indispensável para a saúde humana, na química é um solvente universal indispensável para dissolver compostos químicos. Hoje iremos aprender como aferir e manusear as vidrarias utilizando este líquido tão precioso.
• Objetivo da Prática:
Aferir e comparar as medições com diversas vidrarias da maneira mais precisa possível.
• Materiais, vidrarias, equipamentos:
1 – Becker (50ml);
2 - Pipeta volumétrica;
3 - Balão volumétrico (50ml);
4 - Pipeta graduada;
5 – Proveta;
6 – Bureta;
7 - Cilindro graduado;
8 – Funil;
9 - Pêra de borracha.
• Reagentes:
1 – H2O
• Procedimento:
Utilizamos o becker para receber o H2O, medimos em proveta adequada as seguintes quantidades: 22,0mL; 6,5mL; 10mL; 7,5mL. Medimos 20mL em pipeta volumétrica, medimos em pipeta graduada: 2,5mL; 0,7mL; 6,5mL; 2,0 mL; Medimos em pipeta graduada 15mL, transferimos para balão volumétrico, não foi possível registrar o volume exato, pois o balão volumétrico utilizado de 100mL, só tinha a marcação exata de 100mL.
• Cálculos, rendimentos e/ou resultado:
Preencheu-se um becker com H2O, transferiu esses volumes 22,0 mL; 6,5 mL; 10 mL; 7,5 mL; para uma proveta e verificou-se o traço de aferição (menisco);
Aferimos 20 ml em pipeta volumétrica, aferimos em pipeta graduada: 2,5 mL; 0,7 mL; 6,5 mL; e 2,0 mL; aferimos em pipeta graduada 15 mL, transferimos para balão volumétrico de 50mL e não conseguimos descrever o volume exato, pois no balão volumétrico não haviam traços de separação da medida, a não ser o traço principal de 50mL.
Fixamos uma bureta no suporte universal, abaixo utilizamos o becker para aparar o H2O verificamos que a torneira nos possibilita o escoamento imediato ou em gotas. Todas as medidas realizadas na prática, foram realizadas com sucesso.
• Conclusões:
Concluímos que para cada vidraria há um valor volumétrico diferente, este valor pode variar em função do deslocamento do líquido para outro