MEDIDAS DE VOLUME E TRANSFERÊNCIA DE REAGENTES
Campus Nova Friburgo
C U R S O S D E E N G E N H A R I A S
MEDIDAS DE VOLUME E TRANSFERÊNCIA DE REAGENTES
Nova Friburgo
Agosto de 2014
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Campus Nova Friburgo
C U R S O S D E E N G E N H A R I A S
MEDIDAS DE VOLUME E TRANSFERÊNCIA DE REAGENTES
Relatório apresentado ao xxxxx do 2º Período do curso de
Graduação em Engenharia, da Universidade
Estácio de Sá - Campus Nova Friburgo como requisito parcial para avaliação da disciplina de Química Geral.
Nova Friburgo
Agosto de 2014
1. INTRODUÇÃO
Desde a antiguidade o homem busca uma maneira de encontrar precisão em seus experimentos, independente de qual seja a sua finalidade. No decorrer de atividades realizadas em laboratórios é de extrema importância saber realizar a leitura correta de uma medida representada nos instrumentos. É necessário extrema atenção e cuidado com a escolha da técnica adequada para a realização de qualquer tipo de atividade experimental, para que o resultado obtido seja o máximo confiável e preciso. Tudo isto segue a finalidade de que por mais que os instrumentos sejam sofisticados, estes apresentam erros que devem ser considerados, para que ao final haja resultados mais precisos e seguros.
Uma das mais comuns e importantes operações de laboratório é a determinação de volume. Por isso, os resultados das medidas devem ser expressos de modo tal que se possa avaliar a precisão com que elas foram feitas, para que haja uma familiarização dos instrumentos, bem como suas funções, sua classificação e utilização.
2. OBJETIVOS
O propósito desta experiência utilizando-se de diferentes materiais, foi aprender a manipular corretamente as vidrarias disponíveis para a determinação de volume e ao transferir certa quantidade de líquido entre elas, demonstrar os valores obtidos de cada recipiente.
3. MATERIAIS
1 pipeta volumétrica
3 pipetas graduadas
Pêra