Medidas de Esforços para desenvolvimento de Software
Explique as motivações para se medir software.
As métricas de software são usadas para indicar a qualidade do produto, determinar os benefícios obtidos com novos métodos ou ferramentas e formar base de estimativas.
Um assunto bastante atual é utilizar a Gestão de projetos (PMI) para gerenciar projetos de software. Explique como métricas de Software podem auxiliar na Gestão de Projetos..
As Métricas de Software têm como funções conseguir medir a produtividade, a qualidade e o prazo exigidos para o desenvolvimento do projeto.
Algumas medições são expressas através de indicadores. Indique exemplos de Indicadores de software.
Indicador é a medida utilizada para analisar o alcance dos objetivos. Ex.: Aderência ao prazo do projeto poderia ser um indicador para o objetivo, melhorar a aderência dos projetos aos planos.
Vários itens que podem ser medidos em TI. Em especial, a medida PONTO DE FUNÇÂO mede um item em especial. Diga qual é e explique-o.
Pontos de função medem o tamanho do que o software faz, ao invés de como ele é desenvolvido e implementado. Isto significa que, dado um conjunto de requisitos de usuário, o tamanho funcional do software será o mesmo, seja ele desenvolvido com a utilização de qualquer tipo de linguagem, usando desenvolvimento rápido de aplicações, ou métodos estruturados de desenvolvimento.
No processo de contagem, determina-se primeiro qual o tipo de contagem. Diga quais são os 3 tipos de contagem e explique quanto se aplica cada um deles.
Os três tipos de contagem de pontos de função são:
Contagem de pontos de função detalhada.
Contagem de pontos de função estimativa.
Contagem de pontos de função indicativa.
Contagem de pontos de função detalhada - A contagem detalhada é a contagem usual de pontos de função e é realizada da seguinte forma: Determina-se todas as funções de todos os tipos (ALI, AIE, EE, SE, CE). Determina-se a complexidade de cada