Apf - análise de ponto de função
UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO
Erick B
Técnica APF (Análise de Pontos de Função)
São Paulo - SP
ABRIL/2013
Erick Bertão da Silva R.A.: 1115514-0
Técnica APF (Análise de Pontos de Função)
Este trabalho está sendo entregue à Unicastelo (Universidade Camilo Castelo Branco) e tem por objetivo apresentar a Técnica APF (Análise de Pontos de Função) bem como suas definições, aplicações, princípio de funcionamento e metodologia de aplicação para estimativa de esforço no desenvolvimento de softwares.
Professor: Duarte, Aparecido.
São Paulo - SP
ABRIL/2013
Sumário
RESUMO 2 1- INTRODUÇÃO 3 2- PONTOS DE FUNÇÃO - Técnicas 4 I. Componentes Considerados 5 II. Etapas do Processo de Contagem 6 III. Aplicação da Contagem 7 3- relação – Apf x horas de desenvolvimento 8 4- Padrão de medição 9 5- Objetivos da análise de ponto de função 10 6- Principais razões para usar APF 11 8- CONCLUSÃO 12 9- Referências 13
RESUMO
O corpo deste trabalho buscará aprofundar o conhecimento sobre a Técnica APF (Análise de Pontos de Função). Nele, serão apresentadas suas definições, aplicações, princípio de funcionamento e metodologia de aplicação para estimativa de esforço no desenvolvimento de softwares.
APF (Análise de Pontos de Função) basicamente baseia-se em uma técnica para a medição de projetos de desenvolvimento de software, visando estabelecer uma medida de tamanho, em Pontos de Função (PF), considerando a funcionalidade implementada, sob o ponto de vista do usuário. A medida é independente da linguagem de programação ou da tecnologia que será usada para implementação.
1- INTRODUÇÃO
A Análise de Pontos de Função (APF) é uma medida de tamanho de claro significado ao nível do negócio. A APF foi divulgada pela primeira vez por Allan Albrecht da IBM em 1979. A APF quantifica as funções contidas no software em termos significativos para os respectivos usuários.
A medida relaciona-se diretamente aos requisitos do