Medidas de dispersão
Curso de Gestão em Recursos Humanos
Medidas de dispersão ou variabilidade
Pesquisa realizada para a disciplina Estatística pela graduanda Rafaela Alves
Salvador
2013
1. Medidas de Dispersão ou Variabilidade
Chamamos de dispersão ou variabilidade, à maior ou menor diversificação dos valores de uma variável em torno de um valor de tendência central tomado como ponto de comparação. Analisando os conjuntos de dados acima, podemos dizer que a série 3 apresenta dispersão ou variabilidade nula (todos os valores iguais entre si) e que o conjunto 2 apresenta dispersão ou variabilidade menor que o conjunto 1. Para justificar esta última afirmação, basta apenas observarmos os valores extremos das duas séries.
Para qualificar os valores de uma dada variável, ressaltando a maior ou menor dispersão (ou variabilidade) entre esses valores e uma respectiva medida de posição, a Estatística recorre às Medidas de Dispersão ou de Variabilidade.
1.1. Amplitude Total ou Range (R)
É a diferença entre o maior e o menor valor de um conjunto de dados. Fácil de calcular, a amplitude tem a desvantagem de levar em consideração apenas os dois valores extremos, desprezando todos os outros. É uma medida absoluta (carrega consigo a unidade da variável).
Amplitude Total (AT) ou Range (R) = Xmáx - Xmín
Nas séries acima temos: R1=(35-1)=34; R2=(14-12)=2; R3=(13-13)=0
1.2. Variância (s2) ou (2)
Variância é uma média aritmética calculada a partir dos quadrados dos desvios (ou diferenças) entre os valores dos elementos da série e sua própria média. Logo, o cálculo da Variância requer primeiramente o cálculo da Média.
A Variância é uma medida que tem pouca utilidade como estatística descritiva, porém é extremamente importante na inferência estatística e em combinações de amostras: ela tem a desvantagem de ser expressa em unidades da variável ao quadrado. A Variância é uma medida