Medidas de Contensão de Voçorocas
A retirada da vegetação de uma área deixa-a exposta a erosão, causada pela queda das gotículas de água, proveniente principalmente das chuvas, o que acarreta em um movimento de massa do solo. ( GUERRA, 2001). Após um grande periodo chuvoso, esses impactos da água com o solo acaba gerando um fluxo de sedimentos que podem originar ravinas, e se o processo for contínuo provocará um incessante aprofundamento do solo, podendo chegar ao nível de uma voçoroca. Ainda conforme Guerra (2001), voçoroca pode ser compreendida como “escavação ou rasgão de solo ou rocha decomposta, ocasionado pela erosão do lençol do escoamento superfícial”.
Erosões do tipo voçorocas podem chegar a vários metros de comprimento e de profundidade, devido ao fluxo de água que é possibilitado em seu interior, causando uma grande movimentação de partículas. Algumas voçorocas podem chegar até mesmo ao nível do lençol freático do local onde ocorrem. Segundo, Ferreira (2007), as voçorocas são consideradas um dos piores problemas ambientais em áreas de rochas cristalinas nas regiões tropicais de montanha onde são frequentes e podem alcançar grandes dimenções.
2. PROBLEMA DE PESQUISA
A voçoroca é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão, causados pela chuva e intempéries, em solos onde a vegetação é escassa e não mais protege o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas. Pobre, seco e químicamente morto, nada fecunda, segundo a EMBRAPA, (2005).
3. OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
O objetivo desse trabalho é estudar diferentes métodos de contenção de voçorocas, abordando as atividades antrópicas que se tornam responsáveis pela perda de solo.
3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Classificar as atividades mais impactantes e propor alternativas de recuperação para áreas que sofreram processos erosivos, apresentando as melhores formas de contenção para amenizar o problema.
4. JUSTIFICATIVA
Impáctos ambientais importantes são