TRABALHO SOBRE ALVENARIA ESTRUTURAL
A alvenaria estrutural é um processo construtivo que pode ser empregado tanto em casas como em edifícios de múltiplos pavimentos. Há dois tipos de alvenaria estrutural: não armada e armada. A primeira emprega como estrutura-suporte paredes de alvenaria sem armação. Os reforços metálicos são colocados apenas em cintas, vergas, contravergas, na amarração entre paredes e nas juntas horizontais com a finalidade de evitar fissuras localizadas. Já a alvenaria estrutural armada caracteriza-se por ter os vazados verticais dos blocos preenchidos com graute (microconcreto de grande fluidez) envolvendo barras e fios de aço. A obra mais conhecida de alvenaria estrutural armada é o Teatro Municipal de São Paulo, inaugurado em 1911.
Apresentaremos a seguir os materiais utilizados nas construções de alvenaria estrutural, juntamente com suas classificações e detalhes.
MATERIAIS
A qualidade da obra é totalmente dependente da qualidade dos materiais empregados, sendo que os principais insumos constituintes da alvenaria estrutural são: blocos de concreto argamassa graute
Ao fazer as especificações técnicas para a compra de materiais, estas devem ser claras, com requisitos bem definidos e documentados, garantindo que o pessoal de compras tenha uma comunicação eficiente com os fornecedores para reduzir o risco de eventuais desentendimentos.
A seguir estão as características, especificações e modo de utilização que cada material citado.
BLOCOS DE CONCRETO
O bloco de concreto é um componente industrializado, produzido em máquinas que vibram e prensam, podendo ser fabricados com uma vasta variedade de composições. Por serem moldados em fôrmas de aço, possuem precisão dimensional que confere facilidade na execução da alvenaria. Suas características e desempenho dependem do equipamento, da qualidade dos materiais empregados e da sua proporção adequada.
Os blocos de concreto normalizados possuem formato e dimensões