Medida de uma resistência e a Resistividade
Medida de uma Resistência e a Resistividade
Eduardo da Silva
Matheus Oliveira Rodrigues
Renan Facion
Roberto Ferrari Junior
Datas da coleta de dados: 09/03/2013
Santa Bárbara D’ Oeste, 16 de Março de 2013
RESUMO
Resistencia é a dificuldade oferecida a passagem de Corrente elétrica por este meio resistivo, esta resistência é medida em ohms(Ω). A resistência, portanto, é inversamente proporcional a corrente elétrica, o que resulta na lei de ohm.
A corrente elétrica é uma grandeza que varia de intensidade conforme a resistência oposta a sua passagem, sendo inversamente proporcional a mesma(quando a tensão é a mesma), logo, quanto maior a resistência, menor a corrente. Metodologia: Usando uma fonte digital, amperímetro, resistores e fios, foi gerada corrente em diferentes resistências e verificada a corrente teórica, a real, e a resistência teórica e real. Resultados: Com o experimento mostrou-se a prática relacionada à teoria, mostrando assim que o filamento possui resistência diretamente relacionada com o fluxo da corrente. Conclusão: Após analise dos resultados, conclui-se que, apesar das fontes de erros encontradas no experimento, há relações diretas e fundamentadas pela lei de ohm entre: Corrente, tensão, e resistência. Sendo a última também relacionada com comprimento, secção, e material condutor.
1. INTRODUÇÃO
Uma pessoa que necessite repor a lâmpada queimada da cozinha de sua casa pode dirigir-se a um supermercado. Lá chegando, deve escolher uma lâmpada que tenha sido fabricada para funcionar com a mesma voltagem da rede elétrica que alimenta sua residência. Rede elétrica e equipamentos elétricos precisam estar “afinados” quanto à diferença de potencial elétrico fornecida por um e projetada para o funcionamento do outro.
Quando um equipamento elétrico está em