Medida De Massa E Tipos De Balan A
Jéssica C. Silva
A medição de massas é de extrema importância para a realização das atividades laboratoriais. A precisão e exatidão da pesagem influenciam diretamente os resultados dessas atividades, por tanto é de suma importância conhecer e saber utilizar de forma correta a principal ferramenta para medição: a balança.
As balanças são utilizadas pela a humanidade há mais de 3000 anos. As primeiras balanças eram constituídas por uma barra suspensa, pelo ponto médio, por uma corda. Ao longo dos anos foram aperfeiçoadas e novos tipos de balanças foram criados. Nos dias atuais, os tipos mais utilizados são as balanças de braço, de prata/plataforma, semi-analítica e analítica.
Os dois primeiros tipos citados são de balanças mecânicas, com funcionamento mais simples e de menor precisão, a precisão desse tipo de balança é de uma casa decimal. Elas foram, por muito tempo, muito utilizadas em laboratórios, mas foram substituídas pelas balanças semi-analítica e analítica, cuja precisão é maior (duas e quatro casas decimais, respectivamente) e seu funcionamento moderno resulta numa utilização mais simplificada, tornando a medição mais rápida e eficiente.
A fim de se evitar erros nas medidas, certos cuidados devem ser tomados com as balanças, independente do modelo e fabricante. Tais cuidados são:
-Centrar o objeto no prato da melhor forma possível;
-Objetos a serem pesados devem ser manipulados por pinças ou com papel limpo;
-Todo objeto deve ser pesado em temperatura ambiente
-Sempre utilizar recipientes adequados para pesagem, evitando que os reagentes sejam colocados diretamente no prato da balança;
-Manter as laterais da câmara de pesagem fechadas enquanto se faz a leitura;
-Nunca colocar ou retirar objetos da balança sem travá-la antes;
- Voltar o marcador para a posição zero sempre que terminar a medição.
Diferença entre massa e peso
A diferença entre massa e peso é que, enquanto a massa é a quantidade de matéria da qual o