Medida de Corrente Continua em Circuitos
André Felipe Carvalho Pinheiro
Medida de Corrente Continua em Circuitos Introdução
Corrente elétrica é o fundamento da eletrodinâmica, consiste em um movimento orientado de cargas, provocado pelo desequilíbrio elétrico (tensão elétrica). É a forma pela qual os corpos tentam restabelecer o equilíbrio elétrico. Símbolo: letra “ I ”
Por se tratar de uma grandeza elétrica, pode ser medida e a unidade de medida é:
Ampère (A) = Coulomb/segundos.
A resistência elétrica (R) decorre de colisões dos elétrons com outros elétrons e com os átomos do material pelo qual a corrente elétrica circula. Em um bom condutor, como é o caso do cobre, há pouca resistência à passagem da corrente elétrica, e em um mau condutor, caso do concreto, há bastante resistência à passagem da corrente. O dispositivo que em um circuito elétrico tem apenas a função de oferecer resistência à passagem da corrente elétrica é chamado de resistor e é representado por:
A unidade de resistência elétrica no SI é o ohm (Ω), definido por: 1 ohm (1Ω) = 1 ampère / 1 volt
Amperímetro é o aparelho utilizado para medir a intensidade de corrente elétrica que passa por um fio. Pode medir tanto corrente contínua como corrente alternada. A unidade utilizada é o ampère. O amperímetro deve ser ligado sempre em série, para aferir a corrente que passa por determinada região do circuito. Para isso o amperímetro deve ter sua resistência interna muito pequena, a menor possível. O amperímetro é considerado ideal se tiver a sua resistência nula. = Resistencia equivalente
Objetivos
Determinar em um circuito elétrico a corrente continua que circula através dos resistores.
Comparar o valor teórico com os valores instrumentais obtidos.
Utilizar o amperímetro para medir as corretamente.
Material Utilizado
Uma fonte DC variável ou constante (pilhas + suporte).
Um amperímetro.
Três resistores da mesma ordem de grandeza com valores