Filosofia e Ciência
FILOSOFIA E CIÊNCIA
Nome: .....
Turma: 3º JB
Professor: Rogério
Contagem
2014
Título: A filosofia na construção da ciência empírica.
Objetivo: Comprovar, através do seguinte trabalho, a contribuição da filosofia para o meio científico.
Hipótese: Como se desenvolveu os diversos ramos da ciência exata através da filosofia?
Justificativa: Os ramos da ciência exata foram possíveis graças ao Empirismo, que é um conceito central em filosofia da ciência é o empirismo, ou dependência da evidência. Empirismo é a visão de que o conhecimento deriva da experiência do mundo. Nesse sentido, afirmações são sujeitas e derivadas de nossas experiências ou observações. Hipóteses científicas são desenvolvidas e testadas através de métodos empíricos consistindo de observações e experimentos. Uma vez reproduzidos o bastante, a informação resultante conta como evidência sobre as quais a comunidade científica desenvolve teorias que se propõem a explicar fatos sobre o mundo.
Observações envolvem percepção, e então se tem os actos cognitivos propriamente ditos. Isto é, observações não são por si só enquadradas em nossa compreensão de como o mundo funciona; conforme esta compreensão mude, as observações por elas mesmas podem aparentemente mudar.
Os cientistas tentam usar a indução, a dedução e os métodos quase-empíricos e invocar metáforas conceituais chaves para trabalhar as observações em uma estrutura coerente e autoconsistente.
Metodologia: Primeiramente foi desenvolvido o título com base no tema proposto; posteriormente foram elaboradas uma hipótese e uma justificativa conveniente para o tema tratado; posteriormente a justificativa se deu com embasamento na definição empírica que propiciou o desenvolvimento da ciência; por fim foram apresentados o cronograma, as despesas e a bibliografia.
CRONOGRAMA:
Dia
Atividade
Local
01/11
Pesquisa do tema
Casa da Quézia
24/11