Medicoes
1. Introdução 1
2. Objectivos 1
3. Resumo teórico 1
Quantidades e unidades fundamentais 1
Densidade ou massa específica 2
4. Materiais e métodos 3
4.1. Procedimentos 3
Medições 3
Paralelepípedo recto 3
Cilindro recto 3
Esfera 4
Massas 4
5. Resultados e procedimentos 4
6. Conclusão 6
7. Referências bibliográficas 6
1. Introdução
O presente relatório tem por objectivo ilustrar os processos levados a cabo nas medições realizadas em corpos homogéneos. Bem como os resultados, erros e determinar a densidade absoluta de um corpo homogéneo. De forma breve abordaremos também alguns tópicos relacionados com a densidade dos corpos.
2. Objectivos Realizar medições com instrumentos mais usados no laboratório de física. Aplicar a teoria de erros aos cálculos realizados.
3. Resumo teórico
Medição é uma técnica por meio da qual atribuímos um número a uma grandeza física, como resultado de uma comparação dessa grandeza com outra similar tornada padrão a qual se adopta como unidade. (Alonso, Finn, 1967).
A maior parte das medições realizadas no laboratório se reduzem essencialmente a medição de um comprimento. Utilizando esta medição obtemos a quantidade desejada.
Quando o se mede algo deve-se ter o cuidado de modo a produzir uma alteração mínima do sistema em observação. (Alonso, Finn, 1967).
Quantidades e unidades fundamentais
Antes de efectuar uma medição devemos seleccionar uma unidade para cada quantidade a medir. Para propósito de medição há quantidades fundamentais, derivadas e unidades. Em física quatro quantidades fundamentais são usadas: comprimento, massa, tempo e carga. (Alonso, Finn, 1967).
Em física, o comprimento é a grandeza que expressa a distância entre dois pontos. (wikipedia, 2010).
O tempo é uma componente do sistema de medições usado para sequenciar eventos, para comparar as durações dos eventos, os seus intervalos, e para quantificar o movimento de objectos. (wikipedia, 2010)
Massa é um