Escola relações humanas
A Teoria das Relações Humanas, surgiu nos estados unidos como conseqüência imediata das conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi basicamente um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração, devido à necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano.
As conclusões da Experiência em Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo foram:
Os estudos em Hawthorne de Elton George Mayo (1880-1949)
Na Western Eletric companhia norte-americana que fabricava equipamentos para empresas telefônicas.
No período entre 1927 e 1932 foram realizadas na Western Electric Company, um diagnostico preliminar que diria que o moral na companhia era alto e os funcionários confiavam na competência de seus administradores.
A fabrica contava com cerca de 40 mil empregados e as experiências realizadas visavam detectar de que modo fatores ambientais - como a iluminação do ambiente de trabalho- influenciavam a produtividade dos trabalhadores.
As experiências realizadas por um comitê constituído por três membros da empresa pesquisada e quatro representantes da Escola de Administração de Empresas de Harvard.
Em 1924, o Conselho Nacional de Pesquisas, iniciou uma série de estudos para determinar uma possível relação entre a intensidade da iluminação do ambiente de trabalho e a eficiência dos trabalhadores.
Experiência que tornaria famoso seu coordenado Elton Mayo, que se estendeu ao estudo da fadiga, dos acidentes no trabalho, da rotação de pessoal e do efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados.
Entretanto a tentativa foi frustrada, não conseguiram provar qualquer relação simples entre a intensidade de iluminação e o ritmo de produção.
Os pesquisadores