Medicina
Medicina é o conjunto de ciências e técnicas que têm por objetivo prevenir e curar doenças.
A medicina se aplica em primordialmente ao organismo humano e compreende o conjunto de técnicas e conhecimentos destinados a prevenção e tratamento de doenças. Seu amplo campo de estudo abrange grande número de especialidades, desde uma perspectiva biológica geral até disciplina de interesse especificamente humano. É de grande importância a contribuição dos conhecimentos anatômicos e fisiológicos para a pesquisa médica, a tal ponto que se torna difícil distinguir com nitidez as fronteiras que delimitam cada especialidade.
Tem como ponto de partida à anatomia e fisiologia do homem e em sua prática específica, abrange a etiologia, a patologia, o diagnostico, o prognostico, a terapêutica, a profilaxia, a deontologia médica e outros setores correlatos. À medida que se multiplicaram os recursos para examinar e tratar as diversas partes do corpo ou as diferentes situações do organismo humano ao longo da vida surgiu às especialidades medicas cada vez mais numerosa.
A Medicina é uma modalidade de trabalho social instituída como profissão de serviço e uma instituição social a serviço da humanidade. A atividade desenvolvida por seus praticantes, os médicos, destina-se, essencialmente, ao diagnóstico das enfermidades e à terapêutica dos enfermos .
Historia da medicina
Hipócrates é considerado o pai da medicina. Viveu cerca de 300 anos antes de Cristo e deixou um legado ético e moral válido até hoje. Precursor do pensamento científico procurava detalhes nas doenças de seus pacientes para chegar a um diagnóstico, utilizando explicações sobrenaturais apesar da limitação do conhecimento da época (e nos dias de hoje). Ainda antes da era cristã, Asclepíades de Bitínia tentou conciliar o ato misto de Leucipo e Demócrito com a prática médica. No primeiro século de era cristã, Cláudio Galeno, outro médico grego, deu contribuições substanciais (baseado em violações de