Medicina
“(...) O primeiro anestésico local introduzido na prática médica foi a cocaína. Este composto foi originalmente isolado das folhas da coca em 1860 pelo médico alemão Albert Niemann. Conforme o costume dos farmacologistas de seu tempo, Niemann testou o novo composto e descobriu que causava dormência em sua língua. Logo, foi descoberto que a cocaína tinha propriedades tóxicas e que causava dependência química. (...) A busca por um substituto sintético adequado para a cocaína levou ao desenvolvimento da lidocaína, que é agora o anestésico local mais largamente utilizado. (...)” A lidocaína e outros anestésicos locais bloqueiam temporariamente a geração de potencias de ação nos axônios da área onde a anestesia é desejada.
1. Descrever com auxílio da figura abaixo como ocorre o potencial de ação
2. Explicar como as sinapses químicas são responsáveis pela propagação do potencial de ação entre os neurônios
Problema 2 - Sistema somatossensorial
As informações sensoriais da pele, designadas como superficiais ou cutâneas, incluem o tato, a dor e a temperatura. O sentido do tato e o sentido da dor, categorias distintas de sensação somática, envolvem diferentes receptores, vias axonais e regiões encefálicas. O modo distinto de organização dessas, originam variações clínicas importantes decorrentes de lesões do sistema nervoso central. Com base na figura abaixo que mostra as principais vias ascendentes das sensações corporais, responda as seguintes questões:
1. Relacionar as vias identificadas com os tipos de informações transmitidas.
2. Descrever as prováveis perdas sensoriais em um paciente que sofreu lesão em nível de bulbo e um outro que teve hemissecção de medula direita. Justifique.
Problema 3 - Sono e vigília
Todos os dias, cada um de nós apresenta variações da consciência, que estão além da explicação da neurociência, acordamos e adormecemos. O sono não é um estado