Medicina e primeiros socorros
DIFERENCIAL E FIXAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
SEGURANÇA NO TRABALHO - CAUSAS DE ACIDENTES E CONSEQUENCIAS
Em principio, existem três fatores causadores de acidentes:
1. Condições inseguras, inerentes as instalações, como máquinas e equipamentos;
2. Atos inseguros, entendidos como atitudes indevidas do ser humano;
3. Eventos catastróficos que podem advir da natureza, como inundações, tempestades, etc.
Estudos técnicos, principalmente no campo da engenharia, são capazes de, com o tempo, eliminar as condições inseguras. Quando se fala, porém, do elemento homem, apenas técnicas não são suficientes para evitar uma falha nas suas atitudes.
Sob o ponto de vista prevencionista, causa de acidente é qualquer fator que, se removido a tempo teria evitado o acidente. Os acidentes não são inevitáveis, não surgem por acaso, eles na maioria das vezes são causados, e portanto passíveis de prevenção, através da eliminação a tempo de suas causas. Estas podem decorrer de fatores pessoais
(dependentes portanto do homem) ou materiais (decorrentes das condições existentes nos locais de trabalho).
Vários autores, na analise de um acidente, consideram como causa do acidente o ato ou a condição que originou a lesão, ou o dano. No nosso entendimento, devem ser analisadas todas as causas, desde a mais remota, o que permitirá um adequado estudo e posterior neutralização ou eliminação dos riscos.
Existe então a necessidade do envolvimento de profissionais de outras áreas, principalmente de Ciências Humanas para se obter uma evolução neste setor.
Até o presente momento, nenhuma das máquinas construídas, nenhum dos produtos químicos obtidos por síntese e nenhuma das teorias sociais formuladas alterou fundamentalmente a natureza humana. As formas de comportamento, que devem ser levadas em consideração no esforço de prevenir atos inseguros, deverá ser analisadas de modo bastante abrangente. No treinamento de integração baseado na função a ser desenvolvida pelo