Medicina Veterinária - atuação
Há veterinários especializados em animais de pequeno porte, como cães, gatos, coelhos, e outros especializados no tratamento de animais maiores.
Os médicos veterinários, normalmente, ao optar por seguir essa profissão são movidos pelo amor aos bichos. Mas, infelizmente, só isso não basta. Obviamente, todo profissional que ama o que faz tende a ser um dos melhores, porém, você deve estar preparado para enfrentar situações de perda, em que irá se sentir impotente por não conseguir salvar uma vida.
O curso
O curso de Medicina Veterinária tem duração média de 5 anos e, ao concluir a graduação, o aluno terá o título de Clínico e Cirurgião Geral. Assim como na Medicina, o médico veterinário deve realizar uma residência para se especializar em determinada área.
Os primeiros anos de curso são destinados às disciplinas básicas, como anatomia, fisiologia, genética, estatística, entre outras. A partir do terceiro ano, as disciplinas de cunho técnico começam a aparecer com força maior.
O curso traz todo o embasamento teórico necessário para um bom profissional, mas são nos estágios supervisionados que o aluno terá contato direto com a profissão.
O estágio em Medicina Veterinária
Como já foi mencionado anteriormente, o estágio é fundamental para a completa formação de um bom profissional. Mesmo que a instituição ofereça o melhor curso, se não houver essa interação do aluno com o mercado de trabalho, dificilmente ele se tornará um profissional pronto.
O estágio pode ser realizado em qualquer período do curso, porém, somente terá validade para a instituição a partir de um período determinado por ela. Algumas determinam que um estágio só é curricular no último ano de curso, mas isso não é regra. Portanto, ao ingressar em um estágio, consulte