Medicina Veterinaria - Alimentaçao do Gado Leiteiro
O gado leiteiro necessita de uma alimentação adequada, que supra suas necessidades de nutrientes para produzir o leite. Assim a quantidade de leite está sempre voltada à alimentação.
Uma alimentação controlada sempre resulta em maior produtividade, e conseqüentemente lucros. Contando ainda que um animal bem nutrido está menos exposto a doenças, tem maior imunidade, pois seu organismo não fica carente de nutrientes. Lembrando que a fertilidade do animal também esta ligada à alimentação.
Vários alimentos devem ser fornecidos ao gado, sendo os essenciais: pasto, silagem, feno, concentrados, minerais e vitaminas.
Sendo que a quantidade e o tipo de alimento deve estar de acordo com a raça, peso, produtividade e período (de lactação, de seca) do animal.
Portanto, as vacas leiteiras devem dispor duma alimentação bem equilibrada em energia, proteína e minerais, para poderem utilizar em pleno o seu potencial de produção mantendo um bom estado sanitário.
Quando a dieta alimentar é desequilibrada a produção de leite é feita às custas das reservas corporais colocando o animal em risco para o futuro. Assim, uma alimentação equilibrada deverá ser constituída por volumosos (pasto, silagem e feno) que por si sós, não são suficientes para manter esta maior produtividade. Neste caso, além dos volumosos, a alimentação do gado de leite deve ser acrescida de uma mistura de concentrados (energéticos e protéicos), minerais e algumas vitaminas. (Embrapa, 2002)
As vacas leiteiras devem dispor duma alimentação bem equilibrada em energia, proteína e minerais, para poderem utilizar em pleno o seu potencial de produção mantendo um bom estado sanitário. A combinação ideal para formular uma dieta adequada pode ser realizada de forma manual ou com a ajuda de programas de computador. (Embrapa,2002)
A mistura dos ingredientes é feita em vagão misturador próprio, com balança eletrônica para pesar os ingredientes. Muito usada em confinamento total, tem a