Medicina veterinária e a importância do inglês
O que é
O médico veterinário se ocupa da saúde de animais domésticos, silvestres e de rebanho. Orienta sua alimentação, medicação, vacinação e reprodução. Nas indústrias de alimento de origem animal, supervisiona a produção e as condições de higiene.
Áreas de atuação
O cuidado dos animais de estimação é uma das principais áreas de atividade. A observação e proteção de espécies em seu habitat natural também é tarefa do veterinário. Na indústria, atua tanto na criação de produtos para animais, como vacinas, rações, vitaminas, como na produção e na observância da normas de higiene de derivados de origem animal. Auxilia na venda desses produtos e assiste o cliente. Em propriedade rurais, zela pela saúde dos rebanhos.
Mercado de trabalho
O ramo das clínicas veterinárias para animais de pequeno porte, como os domésticos, está saturada. Novas oportunidades têm surgido na criação de aves e suínos, um setor impulsionado pelas exportações. A indústria de laticínios e de gado leiteiro está em expansão. Redes de supermercados contratam o veterinário para cuidar da qualidade dos alimentos de origem animal. O setor de rações para cães e gatos é outro nicho de mercado. Especialistas em equinos se empregam em haras e jóqueis clubes. A área de reprodução também busca profissionais.
A Importância do Inglês para profissional de medicina veterinária
O Médico Veterinário e o estudante de Veterinária, assim como muitos profissionais da área de saúde , deixam em segundo plano a opção de estudar e se aprimorar na língua inglesa. Contudo, são muitas as oportunidades de estágios fora do Brasil e de empregos em multinacionais onde é necessária não somente e proficiência na língua, mas seu domínio total.
Por que estudar o inglês e não outra língua? De acordo com um trabalho publicado na revista Scientia Plena, em 2008, a necessidade de conhecer outras línguas e outras culturas para interagir com outros povos aumenta dia a dia com o mundo cada vez mais