MEDICINA EMP RICA Pesquisa
A medicina empírica, é aquela em que o homem já se questiona e vai procurar uma relação causal, a partir dos efeitos que observa. Era fácil determinar as causas, em todos os casos de manifesta causa externa, como as feridas, as fraturas, os corpos estranhos. O mesmo não sucedia, contudo, com as outras e variadas doenças de causa não visível. Daí que os homens tenham começado a atribuir essas doenças a seres invisíveis e misteriosos que penetrando no corpo do homem causavam a doença ou por seres que eram visíveis, mas tão distantes como as estrelas e os astros. Em alguns casos procurava-se uma relação entre a fase da lua e o período menstrual ou as febres intermitentes, por exemplo. Esta concepção leva a que o homem aprenda a conhecer o valor terapêutico das forças naturais, do calor, da luz do sol, da água, das plantas, passando a considerar como seres superiores certas árvores majestosas.
A medicina empírica se passe para a medicina mágica, que continua no seu fundamento a ser empírica.
O Empirismo
O termo tem uma etimologia dupla, a palavra vem do latim e também de uma expressão grega, mas deriva também de um uso mais específico da palavra empírico, relativo aos médicos cuja habilidade deriva da experiência prática e não da instrução da teoria.
A medicina empírica (da observação e da experimentação), ao mesmo tempo que instintiva, se desdobrou lenta e paralelamente à evolução do homem, pela análise do comportamento humano, a dinâmica da alimentação, da reprodução, e da finitude na existência do indivíduo.
[ slide 4: figura 4 do livro medicine, “sentado figura feminina (c. 6500-5700 aC), encontrada em escavações pensada para ser deusa da fertilidade mostrando o parto, uma das primeiras representações de entrega nessa posição” e pintura rupestre, representação da análise da fertilidade,da gravidez e da reprodução pelos próprios indivíduos, gravada nas paredes das cavernas.]