Medicina, biomedicina ou psicologia
O biomédico é um profissional que, se bem qualificado, encontra bom mercado de trabalho. Ele pode atuar em análises clínicas (exames laboratoriais para identificar doenças, anomalias, para descrever características de células e microorganismos), em centros de pesquisa (para identificar perfis genéticos, por exemplo), entre outras possibilidades.
Pode também trabalhar em hospitais, em institutos ligados à saúde pública ou ao saneamento básico (controlando a qualidade da água que bebemos) e à qualidade dos alimentos (estudando os meios de controle da proliferação de microorganismos nocivos à nossa saúde).
Para obter mais informações, consulte o Guia do Estudante, bem como os sites do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Biomedicina. Lembre-se: dificilmente você encontrará um curso que traduza em sua grade curricular - nas matérias que o compõem - todas as suas expectativas. Sua identidade profissional será formada também pelos estágios que realizará e por outras contingências (novas escolhas...) que a vida lhe apresentará.
A psicologia é uma profissão difícil?
Responder a esta pergunta não é fácil… mas, brincadeiras a parte, para dizer se algo é fácil ou difícil temos que ter alguns critérios ou explicar em que se baseia o nosso julgamento de valor. Como, de certa forma, responder a esta pergunta será relacionada a particularidades individuais ou a fatores externos como a carga horário de trabalho, vamos tentar entender em que sentido a psicologia poderia ser vista então como uma profissão difícil.
Há muitos anos atrás eu li um livro que dizia que os terapeutas e psicoterapeutas e psicanalistas – todos que trabalham com consultório e lidam