Medicação intramuscular
I- É terminantemente proibida a cópia total ou parcial das postagens neste blog.
II- Você pode citar trechos das postagens publicadas aqui desde que inclua um link de referencia ao blog "Enfermagem Continuada", dando os créditos de autoria a mim Enfª Ana Carolina Palmieri.
III- Lei 9610 - artigo 184 do Código Penal brasileiro.
Medicação Via Intramuscular
Autora: Ana Carolina Palmieri (Enfermeira)
São injeções intramusculares que depositam a medicação profundamente no tecido muscular, o qual é bastante vascularizado, podendo absorver rapidamente. Esta via de administração fornece uma ação sistêmica rápida e absorção de doses relativamente grandes (até 5 ml em locais adequados).
Material: * Bandeja de inox. * Luvas de procedimento. * Medicação a ser administrada. * Seringa identificada com nome do cliente, nome da medicação, leito e horário. * Agulha encapada (adultos hígidos = 30x7 ou 30x8). * Almotolia de álcool a 70%. * Bola de algodão. * Biombo s/n. * Fita adesiva.
Descrição da Técnica:
* Lavar as mãos. * Realizar o preparo da medicação no Posto de Enfermagem. * Reunir o material e levar ao leito do cliente. * Orientar o cliente e/ou o acompanhante sobre o que será feito. * Preparar o ambiente solicitando a saída de acompanhantes e/ou posicionando o biombo de maneira que favoreça privacidade ao cliente, dependendo da área escolhida para a aplicação. * Selecionar a área para a aplicação, preferencialmente a região glútea por ser um músculo de maiores proporções. O Músculo deltóide deverá ser escolhido no caso de rodízio, ou de pequenos volumes. Evitar o Músculo vasto lateral (aplicações costumam são mais dolorosas) a não ser que seja necessário em caso de falta de opção em rodízio de locais. * Posicionar cliente de maneira confortável e de fácil visualização da área de injeção. * Limpar a área com algodão embebido em álcool a 70% com movimento único unidirecional de cima