medicao volumetrica
Encher a pisseta com o reagente (Água);
Com a pisseta, adicionar ao becker 100ml;
Colocar a pêra na pipeta volumétrica;
Do becker, retirar o reagente com a pipeta volumétrica (50ml) passando para proveta, repetir o proceço;
Colocar a caneta na pipeta graduada;
Usando a pipeta graduada (25ml) para retirar o líquido da proveta e transferir para o balão volumétrico.
5 DESENVOLVIMENTO
Para iniciar o procedimento, encher a pisseta com o reagente(Água). Após, adicionar-se com a pisseta ao becker 100ml de água.
Na pipeta volumétrica (50ml) encaixar a pêra na parte superior até estar corretamente encaixada.
Em seguida, apertar o botão de entrada do ar.
Colocar a pipetano becker e sem deixar entrar ar no bico, sugar o reagente e despeja-lo na proveta. repetir o procedimento.
Nas três vidrarias utilizadas, contatou-se variações de volume.
O becker continha 100ml, com a medição da pipeta faltou reagente, pois o menisco (menisco: é uma linha côncava, formada nas paredes da vidraria. Ocorre pelas ligações do H (hidrogênio), ficou abaixo da linha de medição. Foi possível notar, que a pipeta volumétrica é mais eficiente devido sua estrutura ser mais estreita. Quando colocado naproveta, vereficou que a água ficou 2ml abaixo da linha de 100ml.
Colocando agora, no lugar da pêra a caneta na pipeta graduada (25ml). Notase que a caneta não tem a mesma eficiência da pêra, pois seu manuseio é mais difícil. Substituir a caneta pela pêra para poder prosseguir com o procedimento.
Usando a pipeta graduada (25ml), retira-se o reagente da proveta e despeja no balão volumétrico (100ml). repetir a operação até completar 100ml.
Observa-se que osvalores são diferentes tanto na proveta quanto no balão volemétrico o minisco ficou abaixo da linha indicada.
Após lavar, secar e guardar as vidrarias.
6 CONCLUSÕES
Cada vidraria presente no laboratório tem seu nível de precisão, sendo utilizada em diferentes procedimentos. Podemos notar que a pipeta