Medicamentos utilizados no carrinho de emergencia
Primeira gaveta:
. Para diluição: - ABD Ampola com 5ml;
- ABD Ampola com 10ml;
- Cloreto de sódio – ampola de 10ml a 20%.
Adrenalina:
Ampola 1mg/1ml. Ação:utilizada na fibrilação ventricular, na taquicardia ventricular sem pulso, na assistolia, na atividade elétrica sem pulso e, às vezes, na bradicardia também Inotrópico (aumenta a contratilidade miocárdica); Cronotrópico (aumenta a freqüência cardíaca); Aumenta a resistência vascular periférica; Aumenta a PA (melhorando a perfusão coronariana).
Diluição:Adrenalina 2mg + SF0,9% 250ml.Administraçao(IV), Concentração:8mcg/ml. Aminofilina: Ampola de 10 ml com 240mg (24mg/ml). Ação: Dilatação dos brônquios e dos vasos pulmonares, através do relaxamento da musculatura lisa; Dilatação das artérias coronárias e aumento do débito cardíaco e da diurese; Estímulo do centro respiratório.
Diluição:Diluir em SF 0,9% ou SG 5%. Administração(IV) lenta (10 a 20 min).
Atropina:
Ampola de 1 ml com 0,5mg. Ação: Parassimpaticolítico: aumenta a freqüência cardíaca; Broncodilatação; Midríase; Redução de salivação; Antídoto na intoxicação por organofosforados.
Diluição: Pode ser feita sem diluir e em bólus rápido. Administração endotraqueal: diluir para 3 a 5ml em soro fisiológico. Dose máxima em adultos: 2mg/dose. Administração intravenosa:
Bicarbonato de sódio:
Ampola de 10ml a 8,4%. Indicação: Acidose metabólica; Hipercalemia; Hipermagnesemia; Intoxicações por antidepressivos tricíclicos, cocaína ou bloqueadores dos canais de cálcio. Na emergência:
Diluição;Diluir a ampola a 1:1 com ABD e administrar a dose em, no mínimo, 2 minutos, direto na veia.
Cedilanide:
Ampola de 2ml (0,2 mg/ml). Ação:Digitálico de ação curta;
Administração:EV
Dexametasona (Decadron): 1 frasco-ampola de 2,5 ml. Ação:corticosteróide potente, altamente eficaz e versátil.
Administração:IV
Diazepam: Ampola de 1 ml com 10 mg; Ampola de 2 ml com 10 mg.