MEDICA O ENDOVENOSA
Administração de medicamentos é o processo de preparo e introdução de medicamentos no organismo humano, visando obter efeitos terapêuticos. A punção venosa periférica representa um procedimento invasiso de alta ocorrência no cotidiano dos profissionais de enfermagem. A Administração de medicamentos é um dos deveres de maior responsabilidade da equipe de enfermagem.
Para ARNOLD et al. (1977 apud NASCIMENTO, 2007), “a administração intravenosa de fluídos estabelece uma conexão do meio externo para a circulação do sangue, que ultrapassa o principal mecanismo de defesa corporal, a pele”, esse conceito é de extrema importância, logo através de uma educação continuada os profissionais de saúde teriam sempre em mente que um acesso venoso periférico é a “porta de entrada” do meio externo para o meio interno do organismo do paciente e que se as devidas precauções não forem tomadas o paciente pode desencadear um quadro desfavorável para sua recuperação, o que acarreta em complicações não só para o paciente mas também para a instituição.
ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAÇÃO VIA ENDOVENOSA (EV)
O que é administração de medicação via endovenosa? Basicamente é a introdução de um medicamento diretamente na veia a fim de obter uma ação imediata do medicamento, a necessidade de injetar grandes volumes (hidratação) ou introdução de substâncias irritantes de tecido. Devem-se preferir puncionar, inicialmente, membros superiores, evitando-se articulações. O melhor local é a face anterior do antebraço “não dominante”. Sempre iniciando do mais distal para o proximal em caso de acessos mais difíceis, para que não se inutilize um vaso sanguíneo na porção proximal, sendo que havia condições de acesso distalmente.
O CATETER
Jelco Tem um número de acordo com o biótipo do paciente. Os jelcos são dispositivos flexíveis onde à agulha é envolvida por um mandil flexível, após a punção a agulha é retirada ficando na luz da veia apenas o