MED VET
O progresso na indústria sempre esteve ligado a impactos ambientais, o desmatamento é resultado da demanda populacional, produzir e consumir cada vez mais, juntamente com a falta de planejamento para uma produção sustentável.
Ser sustentável não significa ceder o lucro, mas otimizá-lo para fazer parte da receita empresarial, agredindo menos o ambiente. Poucas são as empresas que enxergam na sustentabilidade a oportunidade de torna-la lucrativa.
O lucro aparente, sem preocupação com o meio ambiente, é apenas uma ilusão perto dos prejuízos ambientais já causados, já que os fatores ambientais (clima, vegetação) já mostram sinais de instabilidade, podendo vir a prejudicar produções de todos os níveis.
Na agropecuária é comum ver uma região de APP (área de preservação permanente) ex: matas nativas, beiras de rio e nascentes, dar lugar a pastos, construções civis e infraestruturas fabris.
Os lucros dos subprodutos do desmatamento vem de setores como moveleiro, contruçao civil, imobiliário, náutico e outros, Papel, carvão, vigas, escoras, janelas, forros, pisos, moveis, cascos marítimos, utensílios domésticos, lenha, carrocerias de veículos e calçados são exemplos de subprodutos que usam a madeira de matéria prima. Carlos é profissional de uma empresa que atende muitas pessoas todos os dias. Em seu local de trabalho, há pessoas de diferentes níveis sociais, econômicos e escolares. Na sala de café reservada aos gerentes, duas funcionárias que servem os lanches e cuidam da limpeza costumam fazer seus trabalhos de acordo com o esperado. Carlos, no entanto, não gosta da forma como elas se expressam às vezes. Em uma das ocasiões que lhe chamou a atenção, uma delas disse a outra que “não tinha probrema, que ela ia resolver”, referindo-se a um copo que havia sido derrubado no chão. Ele acredita que elas devam ser dispensadas do emprego. Tendo em vista a situação acima descrita e as discussões sobre variedades