Mecânica
A hidráulica é uma ciência aplicada, que explora as propriedades mecânicas de fluido para a construção de sistemas hidráulicos que podem executar trabalhos mecânicos pesados, com precisão. Os sistemas oferecem potência com controle preciso e versatilidade. No centro de todo esse sistema hidráulico está o cilindro hidráulico.
As bombas hidráulicas podem trabalhar com diferentes tipos de vazões, alturas de elevação, tipos de fluidos, etc. Abaixo estão relacionadas as características de algumas bombas, que estão explicadas detalhadamente mais adiante.
Dinâmicas ou turbobombas
Bombas centrífugas
Puras ou radiais
As bombas podem ser classificadas pela sua aplicação ou pela forma com que a energia é cedida ao fluído. Normalmente, existe uma relação estreita entre a aplicação e a característica da bomba que, por sua vez, está intimamente ligada à forma de cessão de energia ao fluido.
Tipo Francis
Bombas de fluxo misto Bombas de fluxo axial
Bombas periféricas ou regenerativas
Volumétricas ou
Deslocamento Positivo
Bombas
Alternativas
PistãoO modo pelo qual é feita a transformação do trabalho em energia hidráulica e o recurso para cedê-la ao líquido aumentando a sua pressão e ou sua velocidade permitem que elas se classifiquem em: bombas de deslocamento positivo, turbobombas e bombas especiais. Dentre as classificações de turbobombas e de deslocamento positivo podemos enumerar algumas das mais importantes subdivisões destas bombas, como mostra a tabela ao lado.
Êmbolo
Diafragma
Bombas rotativas Engrenagens
Lóbulos Parafusos
Palhetas Deslizantes
Classificações mais importantes de Bombas Hidráulicas
• Quanto à trajetória do fluido a) Bombas radiais ou centrífugas: sua característica básica é