etapa 1 atps analise de investimento
Um investimento é qualquer ato ou ação que implique renunciar a recursos no presente na expectativa de ampliar seus recursos no futuro. Há vários tipos de investimentos, mas, basicamente dividem-se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem.
a) Investimentos públicos – são recursos liberados pelos governos ou entidades públicas a fim de causar bem estar social. Alguns exemplos de investimentos públicos são: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.
b) Investimentos privados – são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com o desígnio de originar retorno monetário aos investidores. Alguns exemplos de investimento privado são fábricas particulares, empresas de prestação de serviços particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.
c) Investimentos Mistos – são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas e, em parte, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário, alguns exemplos são a Petrobrás e o Banco do Brasil.
Com essas especificações em relação aos tipos de investimentos percebe-se a sua necessidade na economia e nas organizações, a economia de qualquer país só pode crescer com um fluxo contínuo de investimentos. O mercado oferece uma ampla variedade de investimentos possíveis, cabe ao empreendedor analisar quais os melhores investimentos para a organização.
Analisando algumas ideias de negócios, o grupo achou interessante o mercado de organização de eventos e festas, no Brasil está em ascensão, com as boas perspectivas de crescimento do PIB brasileiro e os investimentos bilionários para a Copa do mundo e as Olimpíadas devem funcionar como combustível para este ramo. De acordo com dados da Associação