atps analise de investimento 1 etapa
Investimento é um conceito originário do campo da economia e que tem uma grande importância para as organizações; Investimento em seu sentido econômico significa utilizar recursos disponíveis no tempopresente, para criar mais recursos no futuro. Investimentos são realizados por pessoas físicas, empresas e pelo governo. A importância dos investimentos para as organizações: Os investimentos são importantes para as organizações, porque na verdade a própria sobrevivência das organizações á longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas. Ele a influência em dois aspectos:
• Expansão das organizações, para poder gerar mais retorno para o investidor; • Reposição do capital, para repor o desgaste e a obsolência de suas máquinas e equipamentos; Os investimentos devem ser considerados em valores monetário, normalmente em reais (R$) para serem comparados.
A economia de um estado poderá crescer somente com fluxo constante de investimentos. O fundamento principal a esta alegação dar-se ao fato que para a economia crescer faz-se essencial estimular e aumentar a produção das empresas, fazendas e das unidades produtivas que contribuem para o Produto Interno Bruto (PIB).
Os tipos básicos de investimentos são:
a) Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social, não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos são: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros. c) Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores, sendo esses os maiores geradores de empregos. Alguns exemplos são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shoppings, dentre outros.
d) Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em