Mecânica
SEMINÁRIO INTEGRADO – ENSINO POLITÉCNICO
CIDADANIA: HOMOFOBIA
Prof. Jefferson Pinto Vieira
SÃO LEOPOLDO, NOVEMBRO 2013
SUMÁRIO INTRODUÇÃO 02
1. JUSTIFICATIVA 03
2. PROBLEMA 04
2.1 A HOMOSSEXUALIDADE 04
2.2 HOMOFOBIA: BULLYING HOMOFÓBICO 05
2.3 A VÍTIMA 07
3. HIPÓTESE 08
4. OBJETIVOS 09
5. CONCLUSÃO 10
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 11
INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, percebe-se claramente o alto índice de preconceito ainda enraizado na nossa sociedade. Em parte por causa de nossa cultura religiosa, por famílias conservadoras, etc. Homossexuais sendo tratados como criminosos, sendo vítimas de olhares que demonstram desaprovação e agressões tanto verbais como físicas é algo que trás a tona o termo usado para denominar e classificar tal prática: a homofobia.
O trabalho que se segue explica de forma breve o que é a homofobia e como acontece o bullying homofóbico e fala sobre os motivos dos quais surgem à iniciativa de tal prática.
1 JUSTIFICATIVA
Na atualidade, tudo está em processo e muitas coisas ainda são consideradas “novidade”. Entre as muitas mudanças que acontecem, pessoas passam a declararem-se homossexuais, o que não foi e ainda não é aceito por grande parte da sociedade, por tais pessoas mostrarem-se assim, diferentes da maioria. Infelizmente, por a grande maioria da sociedade ser heterossexual, muitas pessoas que não aceitaram tal diferença comportamental passaram a praticar bullying contra homossexuais.
Socialmente falando, homossexuais são excluídos ou tratados como segunda opção em muitos campos rotineiros como no mercado de trabalho, por exemplo. No trabalho ainda existem casos em que o futuro empregado é descartado ao ser identificado como homossexual; na escola, moças e rapazes são tratados de forma diferenciada devido a sua orientação sexual. Porque uma