Mecânica
Por Nelson Gomes Junior para o RH.com.br
O atendimento ao cliente, atualmente, pode ser considerado de modo indubitável um dos grandes diferenciais competitivos do mercado. Não só pela crescente maturidade do público consumidor, como pela concorrência acirrada implementada pelas empresas do mesmo ramo.
A relação estabelecida entre empresa e cliente vem sendo responsável pela sobrevivência ou pelo fracasso de muitas instituições em nosso país. Fidelizar o cliente, ou seja, conquistá-lo e mantê-lo, vem sendo tarefa árdua para diversos empresários, pois sabemos que a satisfação de nossos clientes depende diretamente da superação de suas expectativas e da excelência no atendimento por parte das organizações.
Desta forma, acreditamos que não basta apenas agradar nosso público consumidor, mas precisamos oferecer muito além daquilo que os usuários esperam da instituição. A idéia de excelência no atendimento leva-nos a encarar nossos clientes não mais como "fregueses", mas como parceiros de nossas empresas, aqueles sem os quais nenhuma instituição sobrevive. Segundo essa ótica, os clientes são a própria razão de existir das organizações, pois sem esses estão fadadas ao desmonte.
Atender ao público com excelência, superar suas expectativas, encantar o cliente exige uma preparação prévia ainda pouco praticada em nosso país. A idéia de um planejamento das posturas de nossos profissionais frente ao trato com os clientes é crucial para não tropeçarmos em erros valiosos, nos prepararmos para situações delicadas e sabermos exatamente que encaminhamentos deverão ser dados às mais variadas situações do dia-a-dia profissional.
A etapa de planejamento e de instalação de novos valores e comportamentos nos colaboradores da empresa é crucial para a otimização e sucesso nas relações com nossos clientes.
Acreditamos no treinamento e no desenvolvimento de equipes como uma etapa também de