Mecânica Aplicada
Introdução
Engrenagens são elementos rígidos, trabalham em pares encaixados para transmitir movimento ou direcionar o torque em uma transmissão ou outros sistemas. Elas realizam várias tarefas importantes, em conjunto de motores para obter maior potência na realização do trabalho. Muitas vezes as engrenagens são usadas para variar o número de rotações e o sentido da rotação de um eixo para o outro.
Existem diferentes tipos de engrenagem. Para conhecer alguns desses tipos, observe as ilustrações.
Etapa 1
Passo 01
Tipos de engrenagens
Engrenagem cônica
Engrenagens cônicas são aquelas que têm forma de tronco de cone. As engrenagens cônicas podem ter dentes retos ou dentes retos helicoidais. Muito usada no sistema de transmissão de carros montada separados em ângulo de 90°.
Engrenagem sem fim
Mais conhecida como rosca sem fim, Muito usada quando deseja uma redução de velocidade na transmissão. Geralmente ela é usada, pois ela tem uma propriedade particular, a própria está ligada ao eixo que gira facilmente a engrenagem, mas a engrenagem na consegue girar o eixo devido ao ângulo muito pequeno e a atrito, e fazendo-a travar.
Engrenagens cilíndricas helicoidais:
Esta engrenagem é produzida em ângulo com a face, para reduzir os ruídos, também transmiti rotação em eixos não paralelos.
Engrenagens cilíndricas de dentes retos:
Já os dentes retos são paralelos entre si e paralelos ao eixo da engrenagem. As engrenagens cilíndricas servem para transmitir rotação entre eixos paralelos. Também muito usado em cremalheiras.
Passo 02
Fórmulas para calculo do MCU
Freqüência: () Número de voltas completa na unidade de tempo, unidade e o hertz (Hz)
Ex: z s-1
Período: (T) é o tempo necessário para uma volta completa
Onde:
Freqüência angular ou velocidade angular ( veloc. Angular) (veloc. Angular)
Rotação (transformação de RPM em Hz)
Acp = 2. R
Acoplamento concêntrico: 1=2