Mecenato, Patrocinio e Doação
Poliana Rodrigues dos Santos
Mecenato, patrocínio e doação.
Belo Horizonte
2014
MECENATO
O que é?
Termo usado para denominar o incentivo para produção de eventos esportivos, culturais e manifestações artísticas em geral, que é oferecida por uma pessoa ou uma empresa. Esse incentivo não tem vínculo nenhum com a publicidade, mas muitas vezes a pessoa ou a entidade beneficiada dedica a obra produzida ao seu patrono.
História
A palavra deriva do sobrenome de um político romano e importante conselheiro do imperador Otávio Augusto. Mecenas era um membro rico da classe dos cavaleiros em Roma. A ele foi dada a tarefa de reunir artistas da cultura romana e financiar e sustentar suas produções artísticas e literárias.
Essa forma de incentivar os artistas e sustentá-los materialmente entrou em declínio na Idade Média, mas com a chegada do período renascentista voltou a ser praticado, pois foi uma época de grande força econômica da burguesia. Nessa época vários artistas, que hoje são nomes de grande referência, foram financiados pelos macenas, tais como Leonardo Da Vince, Michelangelo Buonarotti, Rafael Sanzio, entre outros.
Exemplo
Como exemplo pode-se usar a Igreja católica, que na época do renascimento financiou Michelangelo para que ele criasse as pinturas nas paredes da Capela Sistina. Hoje em dia temos no Brasil a Lei Rouanet, também conhecida como lei de apoio à Cultura, é com a ajuda dela que são produzidos, por exemplo, grandes filmes nacionais. O Banco do Brasil e a Petrobras são empresas que sempre colaboram para essas produções.
PATROCÍNIO
O que é?
Patrocínio é uma variável da publicidade que tem como finalidade mostrar a marca da empresa e seus serviços e/ou produtos pela associação em eventos ou entidades culturais.
Este pode ser classificado em duas categorias o patrocínio institucional que é utilizado para fortalecer a imagem e notoriedade por meio da causa ou pessoa apoiada. E patrocínio promocional