Mecatrónica
Bruno Silva nº3
Automação e Computadores
Escola Secundária das Caldas das Taipas
Índice
Introdução 3
Variadores de Velocidade 4
O que é um variador de velocidade? 4
1. Unidade Retificador 4
2. Circuito CC 4
3. Unidade Inversor 4
Servomotores 5
Introdução
A Mecatrónica é um área técnica multidisciplinar baseada na engenharia mecânica clássica e na engenharia eletrónica/eletrotécnica, estando estas duas interligadas pela ciência da computação e a engenharia do software.
A Mecatrónica é a totalidade dos fundamentos, rotinas e técnicas de serviço, produção e desenvolvimento de máquinas, dispositivos e instalações, com vista no futuro.
Neste domínio procura-se encontrar o desenvolvimento de aparelhos mecânicos controlados de forma inteligente, isto é, procura-se encontrar um sistema composto de partes mecânicas e elétricas, ao qual são associados sensores capazes de retirar informações, microprocessadores que interpretam e analisam esta informação e conjuntos atuadores que possam reagir com base na informação tratada. Todo este conjunto forma um sistema mecatrónico.
A designação do termo "Mecatrónica" foi atribuída nos anos 80 no Japão.
O que torna o conjunto de conceitos básicos da Mecatrónica tão atual é a necessidade de desenvolvimento de produtos que incorporem simultaneamente inteligência e economia.
A interação entre as diferentes áreas da engenharia não traz modificações apenas em relação aos produtos, mas também em relação ao próprio processo produtivo com vista a soluções completamente novas.
Variadores de Velocidade
O que é um variador de velocidade?
É uma unidade eletrónica de potência para o controlo contínuo da velocidade de motores de indução. O controlo da velocidade economiza energia, protege a rede elétrica e a máquina, além de que incrementa a qualidade e o volume de produção. Os variadores de velocidade são também conhecidos conversores de frequência, variadores de frequência ou inverters,