MECATRONICA
1. A engenharia mecânica, que deu origem ao elemento “Meca” da palavra.
2. A engenharia elétrica ou eletrônica, de onde vem o elemento “trônica” da palavra.
3. Ciência da computação.
A mecatrônica não é simplesmente um somatório dessas três áreas principais, mas, sim, a área definida como sendo a interseção dessas áreas quando se considera o contexto do projeto de sistemas. Ela representa o estagio atual da evolução do campo da engenharia que lidam com o projeto de sistemas eletromecânicos controlados. A palavra mecatrônica foi utilizada pela primeira vez pelos engenheiros da Yashawa Electric Compani. Praticamente todos os sistemas eletromecânicos modernos hoje tem um computador de controle embutido. Sendo assim, aspectos de hardware e software dos computadores (em relação às suas aplicações no controle de sistemas eletromecânicos) são parte integrante do campo da mecatrônica. Se não fosse a disponibilidade em larga escala dos microcontroladores de baixo custo para o mercado, o campo da mecatrônica não existiria como o conhecemos atualmente. a disponibilidade dos microprocessadores embutidos no mercado, com custo cada vez menor e desempenho cada vez maior, torna possível a utilização do controle computacional em milhares de produtos.
O antigo modelo para uma equipe de projeto de produtos eletromecânicos incluía:
1. Engenheiro que projetava os componentes mecânicos de um produto.
2. Engenheiro que projetava os componentes elétricos, tais como os atuadores, sensores e amplificadores, assim como desenvolviam a lógica de controle e os algoritmos.
3. Engenheiro que projetava o hardware do computador e a implementação do software para controlar o produto em tempo real.
Um engenheiro mecatrônico é capaz de realizar todas essas três funções. Alem disso, o processo de