administração
A primeira noção que se tem de estatística está associada a gráficos, tabelas, taxas e percentagens que relacionam fatos e situações com dados que auxiliam a compreendê-los rapidamente. Esta primeira impressão diz respeito a um ramo da estatística bastante difundido no dia-a-dia: a Estatística Descritiva. Entretanto, as técnicas estatísticas também são importantes para a análise e a interpretação dos dados experimentais auxiliando nas tomadas de decisões.
2 ESTATÍSTICA DESCRITIVA
[...] a Estatística Descritiva tem como objetivo organizar e descrever os dados amostrais. Este tópico, [...] abordará: a definição das variáveis, que serão tratadas neste texto, a construção de distribuição de freqüências e a obtenção das características numéricas de um conjunto de dados.
2.1 Tipos de variáveis
“[...] variáveis qualitativas, quando resultarem de uma classificação por atributo. [...] variáveis quantitativas, quando forem expressas em números.”
2.2 Folha de verificação
Todo estudo estatístico deve ter, em seu princípio, definido o tipo de informação que se deseja para atender a um objetivo especificado. Deve, também estabelecer formas de registro para anotar os dados necessários para o estudo em questão. Estas formas de registros são formulários, geralmente chamados de folha de verificação, onde os itens a serem verificados já estão impressos.
2.3 Distribuição de freqüências
“Quando existe um numero grande de valores observados para a variável em estudo é construída uma tabela que consiste na associação dos diferentes valores observados com sua respectiva freqüência.” Freqüência ou freqüência absoluta (f) pode ser o número de vezes que determinado valor de uma variável foi observado. Também pode ser definida a freqüência relativa como: freqüência absoluta dividida pelo tamanho da amostra, n. A freqüência relativa pode ser expressa em percentagem.
3