mecanismo de açao
Os organofosforados são substancias químicas que contem carbono e fósforo , obtida através do uso de sais orgânicos do acido fosfórico.
(H3PO4), - São extremamente tóxicas.
São lipossolúveis (soluel em gordura) e possuem tempo de meia vida curto (concentração plasmática é baixa em tempo reduzido).
Mecanismo de ação
Os organofosforados inibem irreversivelmente a enzima acetilcolinesterase, o que leva ao acúmulo de acetilcolina nas terminações sinápticas no tecido nervoso, músculo liso e músculo estriado esquelético. os efeitos se manifestam por sinais muscarínicos e nicotínicos e, à exceção dos compostos extremamente pouco lipossolúveis, por sinais relacionados com o SNC.
Uso e Indicações
Combater pragas, nos domicílios contra moscas e mosquitos, além de serem empregados por órgãos de saúde pública no combate a vetores de doenças (p.ex.: o Aedes aegypti). Culturas, como a de alho, cebola, trigo, arroz, milho, frutos, hortaliças, feijão, batata, algodão, amendoim, soja, cacau, café, centeio e fumo.
Sintomas
Os sintomas em geral aparecem em 1-2h após a exposição, podendo ser retardados em 12-24h, sendo que, inicialmente, predominam as manifestações muscarínicas ,nicotínicas e do sistema nervoso central .
Diagnostico clinico
Em casos de intoxicação , preconiza-se a identificação específicas. Contudo, em casos de intoxicações por organofosforados, o quadro clínico pode ser suficiente para o diagnóstico.
Analise toxicológico
Após absorvidos, os organofosforados e seus produtos são rapidamente distribuídos por todos os tecidos. Os compostos mais lipofílicos podem alcançar concentrações significativas no tecido nervoso, ou outros tecidos ricos em lipídios.
Analise
Um valioso indicador da relação entre exposição a agrotóxicos e problemas de saúde é o nível da enzima colinesterase no sangue.
Hemograma completo observar Leucocitose ou leucopenia .
Alterações coagulação sanguínea .
Hiperglicemia transitória.
Níveis