mdados
Modelagem de sistemas, tanto a nível funcional quanto de dados, é um requisito fundamental para a obtenção de produtos de software de maior qualidade e confiabilidade. Entretanto, percebe-se que cada vez menos profissionais têm dado a atenção devida ao processo de construção de modelos de suas aplicações. Isso provavelmente se deve às pressões por sistemas em prazos cada vez mais curtos e com menores custos de produção mas, por outro lado, acaba por prejudicar – e muito – o entendimento correto do problema e, consequentemente, a construção do sistema que atenda às reais expectativas do usuário. Esta situação muitas vezes leva a sistemas de baixa qualidade, com elevada necessidade de modificação e de difícil manutenção.
MODELAGEM DE DADOS
A Modelagem de Dados é um processo de abstração que visa a definição das informações a seres persistidas de um cenário definido por um domínio de aplicação declarado por um escopo na especificação de requisitos.
Essa atividade tem como objetivo identificar, modelar e implementar um modelo de dados consistente com as necessidades do domínio expressas na especificação de requisitos.
MODELO DE DADOS CONCEITUAL
O Modelo de Dados Conceitual fornece uma visão abstrata que representa as informações de persistência no domínio. É o modelo mais básico de Banco de Dados. Representação mais próxima do visualizado pelo usuário final (Modelo entidade de
Relacionamento - MER).
Modelo Lógico – Represetanção mais próxima do visualizado pelo desenvolvedor. (Modelo de Dados Relacional - MDR).
Modelo Físico – Representa a forma como os dados estão dispostos no
Computador.
Sistema Gerenciador de Banco de Dados
Um banco de dados é usualmente mantido e acessado por meio de um software conhecido como (SGBD). Normalmente um SGBD adota um modelo de dados, de forma pura, reduzida ou estendida
Tipos de