mecaninca
Conceito
Vedação é o processo usado para impedir a passagem, de maneira estática ou dinâmica, de líquidos, gases e sólidos particulados (pó) de um meio para outro. Esses elementos, geralmente, localizam-se entre duas peças fixas ou em duas peças em movimento relativo.
As junções cujas peças apresentam movimento relativo se subdividem em girantes, quando o movimento é de Rotação,e deslizantes, quando o movimento é de translação.
Tipos de junção Na vedação existem diferentes aplicações, como acoplamentos, reservatório de estocagem; junções móveis em movimento de rotação, neste casos precisamos conhecer os tipos de junções.
Classificação
Os elementos de vedação classificam-se em dois grupos: de junções fixas e de junções móveis.
Existem situações em que a vedação exige procedimentos específicos e certos cuidados.
Muitas vezes, a vedação requer atenção aos seguintes aspectos: temperatura - no caso de se trabalhar em ambiente com temperatura muito elevada, a vedação torna-se mais difícil; acabamento das peças - uma boa vedação requer bom acabamento das superfícies a serem vedadas; pressão - quanto mais elevada for a pressão do fluido, tanto maior será a possibilidade de escapamento, ou seja, a vedação torna-se mais difícil; estado físico - os fluidos líquidos são mais fáceis de serem vedados do que os fluidos em estado gasoso.
Portanto, os elementos de vedação de máquinas devem ser adequados a esses aspectos para que se evitem riscos de escapamento e até de acidentes.
Os materiais usados como elementos de vedação são: juntas de borracha, papelão,velumóide, anéis de borracha ou metálicos, juntas metálicas, retentores, gaxetas, selos mecânicos, etc. Juntas de borracha
São vedações empregadas em partes estáticas, muito usadas em equipamentos, flanges etc.
Podem ser fabricadas com materiais em forma de manta e ter uma camada interna de lona
(borracha lonada) ou materiais com outro formato.
Juntas de