um trabalho sobre mecaninca
1.1 ELEMENTOS DE ROBÓTICA: Nas últimas décadas tem-se assistido a um crescente interesse pelas área da robótica, por preocupações relacionadas com o aumento da produtividade, redução de horários e segurança no trabalho. Esse interesse tem levado diversas entidades públicas e privadas, tais como universidades, agências governamentais e empresas, a investigar, desenvolvimento e aplicações nessas áreas.
1.2 EMENTA : Teórica: Introdução à Robótica Industrial; Aspectos Construtivos de Manipuladores Robóticos; Programação de Robôs Industriais; Modelagem Cinemática de Robôs; Geração de Trajetórias e Controle de Movimentos de um Robô; Modelagem Dinâmica e Controle de Manipuladores Robóticos; Prática: Construção de Braço Mecânico; Construção de placa para controle e automação usando porta paralela.
1.3 PRINCIPAIS CONCEITOS: Genericamente, um robô manipulador é mecanicamente concebido para posicionar e orientar no espaço o seu órgão terminal:
• manipulador: conjunto de corpos ligados por juntas, formando cadeias cinemáticas que definem uma estrutura mecânica
• sensores: dispositivos usados para recolher e proporcionar ao controlador informação sobre o estado do manipulador e do ambiente.
• controlador: dispositivo, tipicamente baseado em microcomputador, que controla o movimento do manipulador.
1.4 Aplicações no Mercado: Os robôs exercem funções repetitivas de produção direta ou de controle de processos em vários ramos da indústria, nomeadamente, na indústria automóvel, nuclear (utilização dos robôs em instalações nucleares para transportar plutónio, substituindo o homem numa tarefa de alto risco), comercial, etc. As vantagens dos robôs industriais podem resumir-se da seguinte maneira: Flexibilidade; Alta produtividade; Melhor qualidade dos produtos; Aumento da qualidade da vida humana, pelo desempenho de tarefas indesejadas.
1.5 Bibliografia:
ROSÁRIO, J. M., “PRINCÍPIOS DE MECATRÔNICA, PRENTICE