História da computação
Os computadores estão presentes na sociedade atual de maneira nunca vista anteriormente. Encontra-se essas máquinas em escolas, empresas, indústrias, laboratórios, residências, operando diversas funções desde o entretenimento com jogos e mídias virtuais até operação de cálculos extremamente complexos.
Ao contrário do que muitos pensam, a computação é uma tecnologia antiga, datada em cerca de seis milênios. Muito do que é aplicado nas máquinas desenvolvidas atualmente possuem o mesmo sistema lógico do que foi feito no passado. Portanto, faz-se importante tomar conhecimento da História da Computação, visando compreender melhor o que é e como essa área pode ser explorada de acordo com as necessidades existentes.
Ábaco
Muitos povos da antiguidade utilizavam o ábaco para a realização de cálculos do dia-a-dia, principalmente nas áreas de comércio e desenvolvimento de construções civis. Ele pode ser considerado como a primeira máquina desenvolvida para cálculo, pois utilizava um sistema bastante simples, mas também muito eficiente na resolução de problemas matemáticos. É basicamente um conjunto de varetas de forma paralela, que contém pequenas bolas que realizam a contagem.
Seu primeiro registro é datado no ano de 5500 a.c., pelos povos que constituíam a Mesopotâmia. Contudo, o ábaco também foi usado posteriormente por muitas outras culturas: Babilônia, Egito, Grécia, Roma, Índia, China, Japão, etc. Cada um destes povos possui uma versão de específica desta máquina, entretanto, preservando a sua essência original. Seu nome romano antigo era "Calculus", termo de onde a palavra cálculo foi derivada.
Sobre as operações matemáticas, ele é bastante útil para a soma e subtração. Já para multiplicação e divisão, o ábaco comum não é muito recomendado, somente algumas versões mais complexas do que a padrão. Ábaco
Régua de Cálculo
Durante vários séculos, o ábaco foi sendo desenvolvido e aperfeiçoado, sendo a principal