Mecanico
cesar ricardo miranda
João marcos galvão
trabalho processo de soldagem funciomaento maquinas de solda
TELÊMACO BORBA
2014
cesar ricardo miranda joão marcos galvão
trabalho processode soldagem funcionamento maquina de solda
Trabalho ministrado pelo professor Jaime Andre Ramos Filho apresentado na disciplina de Processo de fabricação 1, do Curso Técnico em eletromecânica no Instituto Federal do Paraná – IFPR, unidade de Telêmaco Borba – Paraná.
Orientador: Prof. Jaime
TELÊMACO BORBA
2014
Introdução Este trabalho tem o objetivo de mostrar diversos tipos de maquinas de soldagem e seu funcionameto elétrico eletrônico para ampliar nóssos conhecimentos e melhor entendimento sobre os equipamento utilizados na diciplina Processo de Fabricação 1.
Máquina de Solda com Eletrodos - Inversor ou Transformador?
O transformador de solda tem sido largamente utilizado nos últimos anos, mas a tecnologia digital chegou também às máquinas de solda. Por isso, na hora de adquirir um equipamento para soldagem com eletrodos, qual é a diferença entre Inversor ou Transformador?
TECNOLOGIA
Os transformadores são basicamente constituídos por um núcleo revestido por enrolamento de bobinas de cobre. Trabalham em corrente alternada (CA) e os valores de corrente e tensão são alterados através da posição do núcleo. Possuem algumas limitações de acordo com tipo de eletrodo devido a construção física do equipamento.
Os inversores são constituídos por circuitos eletrônicos, garantindo eficiência e conforto na mudança de corrente e tensão. São equipamentos compactos, potentes podendo trabalhar com uma gama maior de eletrodos.
CONSUMO DE ENERGIA
Pela diferença de tecnologia, os inversores são mais eficientes, e consomem menos energia que os transformadores.
CICLO DE