Mecanico
A palavra reciclagem teve sua popularidade elevada a partir do final dos anos 80, quando ficou claro que fontes de petróleo e de outras matérias-primas estavam se esgotando rapidamente, e que não mais havia disponibilidade de espaço físico para o armazenamento de lixos e outros dejetos da natureza.
Tal palavra designa o reaproveitamento de materiais beneficiados, que tenham capacidade de retornar ao estado original, como matéria prima para um novo produto igual em todas as características. Após consumir um produto é importante descartar a sua embalagem separadamente para que seja reutilizado ou reciclado. Um exemplo disso são as latinhas de aço e alumínio que são totalmente recicláveis. Pensando no reaproveitamento dos materiais desenvolvemos uma máquina de prensar latinhas levando em conta o projeto do semestre anterior “flexão da barra metálica” onde podemos visualizar na estrutura da máquina construída e nas próprias latinhas o comportamentos dos materiais quando submetido a determinadas cargas externas ativas e reativas e a deformação. Todo material quando sofre um esforço reage de alguma forma e umas destas reações é a capacidade que tem o corpo de absorver ou dissipar a energia, ou seja, a tendência de retornar, ou não a sua forma inicial.
Em nosso projeto faremos o estudo de uma maquina de prensar latinhas levando em conta os materiais de construção da carcaça da maquina e os materiais das latinhas. Com o desenvolvimento desta maquina iremos analisar as força que atuam dentro do recipiente onde ocorre a presagem e as tensões que são submetidas as paredes da estrutura da máquina.
Reciclagem
As latas de aço são 100% recicláveis pelas siderúrgicas, que as reutilizam como matéria-prima na fabricação do aço, o mesmo ocorrendo com as latas de alumínio, que são refundidas para posterior produção de chapas.
O objetivo dos programas de reciclagem é a preservação ambiental e da imagem do produto junto ao mercado, dentro do conceito