mecanica
A rocha é um material bastante distinto de outros materiais da engenharia, por isso os projetos em rochas são bastante especiais. A mecânica das rochas tem como finalidade estudar as propriedades e o comportamento dos maciços rochosos submetidos a tensões ou variações das suas condições iniciais. E ainda o seu conceito de mecânica refere ao comportamento das rochas incluindo os maciços rochosos e aos campos de forças externas que estão sujeitas mediante a escavação de uma abertura produzidas por meios mecânicos. Onde a rochas é considerada o principal material de construção e processo de escavação.
Na mineração a mecânica das rochas influi sobre os métodos de mineração, com a finalidade de se obter uma maior extração de minério, utilizando-se um mínimo de suporte artificial das galerias O conhecimento do estado de tensões em maciços rochosos é fundamental importância para os trabalhos em mineração.
As tensões estão relacionadas a tendência de deslocamento relativos das partículas de um corpo visando alterações no interior da rocha. As tensões podem ser divididas em:
Tensões Naturais: São aquelas que existem nas rochas por efeito de algum tipo condicionante anterior;
Tensões Induzidas: São aquelas que estão associadas com perturbações artificiais, ou seja, escavação, perfuração, dentre outros.
O material rochoso é constituído dos blocos de rocha, delimitados pelas descontinuidades do maciço rochoso. Inclui como propriedades físicas e mecânicas a densidade, porosidade, coesão, dureza, resistência mecânica, módulo de elasticidade e forma de ruptura.
O maciço rochoso é o material sólido da crosta. Inclui, além do tipo litológico, todas as suas e falhas. É um material constituído de rocha intacta e fraturas que descontinuidades, tais como: sistemas de juntas, planos de acamamento, xistosidades o compartimentam.