julgamento de tiradentes
Culpado ou inocente?
Segundo informações do diretor da Escola Superior de Advocacia, Sérgio Muritiba, o II Júri Simulado terá como advogado de acusação José Roberto Rodrigues da Rosa, com Antônio Cesar Lacerda Alves atuando na defesa, enquanto Abrão Razuk será o juiz.
Muritiba, a exemplo do evento passado em que Jésus Cristo foi levado a julgamento e condenado, acredita que todos os espaços do auditório da OAB-MS serão ocupados. O investimento do II Júri Simulado são 2 kg de alimentos não-perecíveis.
O réu
Joaquim José da Silva Xavier, filho de Domingos da Silva Santos e Antônio da Encarnação Xavier, nasceu em 1746. De formação autodidata exerceu as atividades de tropeiros, tira-dentes, médico prático e alferes.
Serviu nas forças de defesa contra ameaças externas, Rio de Janeiro - 1777; foi Comandante do destacamento local; encarregado do Registro instalado em Sete Lagoas - 1780; Comandante do Destacamento do Caminho Novo - 1781; bem como chefiou a Comissão Militar para averiguar as fronteiras a leste da Capitania, devida a sua inteligência mineralógica - 1784
Trajetória de vida
Aos 11 anos já era órfão de pai e mãe. Teria, então, morado com seu padrinho, Sebastião Ferreira Leitão até a idade de 19 anos, quando começa sua atividade como mascate, tornando-se um grande conhecedor das estradas da capitania. Em 1775, com 29 anos, se alista, ganhando a patente de alferes, que hoje corresponde ao posto de 2º Tenente. Paralelo a essas atividades, exerceu a função de dentista e de médico prático.
Segundo ele, possuía alguma inteligência de curativo e era muito conhecido, por causa dessas atividades. Na década de 80, envolve-se no movimento conspiratório da Inconfidência Mineira. Ele foi o elemento de